domingo, 2 de janeiro de 2011

Curiosidades das Igrejas Orientais


Natal armênio acontecerá no dia 6 de janeiro de 2011;
Epifania ortodoxa acontecerá também no dia 6 de janeiro;
Natal Ortodoxo: 7 de janeiro de 2011. A diferença nas comemorações natalinas data do tempo do Papa Gregório XIII que mudou o calendário Juliano para o Gregoriano. Várias igrejas não católicas se recusaram a usar o novo calendário. Só as igrejas ortodoxas da Rússia, Ucrânia, Servia e Grécia observam esta data.
Epifania Ortodoxa[2]: 19 de janeiro de 2011


[1] Numeração dos Salmos: a numeração dentro do primeiro parêntese refere-se á anotação hebraica; a de fora segue a Nova Vulgata, adotada pela Igreja Católica e também usada pela Bíblia AVE-MARIA; as demais seguem a numeração inversa (Nova Vulgata dentro do parêntese). A numeração dos versículos (estrofes) é obtida no DIRETÓRIO LITÚRGICO DA CNBB, 2011; a numeração do segundo parêntese está relacionada ao versículo de resposta.
[2] Epifania vem da palavra grega "epiphaneia" que significa "manifestação" quando se comemora a aparição do Menino Jesus para os Magos (ou os Três Reis Magos). Ele marca o fim do período de doze dias de Natal e é também chamada de "A Adoração dos Magos" ou "A Manifestação de Deus". Segundo a lenda baseada em um capítulo da Bíblia, três reis, Caspar, Melchior e Baltazar viram uma estrela brilhante na noite do nascimento de Cristo. Eles seguiram a estrela para Belém onde encontraram o menino Jesus. Os três reis deram à criança ouro, incenso e mirra. A religião ortodoxa segue o calendário juliano e não o gregoriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário