quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Doutrina Social da Igreja deve ser referência essencial para leigos

Nicole Melhado
Da Redação


Doutrina Social da Igreja representa “a referência essencial” para os fiéis leigos empenhados na sociedade e na política, ressalta o Papa Bento XVI em uma mensagem destinada ao Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appalah.

O texto foi enviado por ocasião da Assembleia Plenária do dicastério vaticano, que começou na segunda-feira, 1º, e termina nesta sexta-feira, 5, em Roma, Itália.

Acesse
.: Mensagem do Papa- Assembleia Plenária do Conselho Justiça e Paz


O Pontífice salienta que a questão social está sempre mais interconectada nos seus variados âmbitos. Nesse sentido, aparece, de particular urgência, o compromisso da formação dos leigos católicos na Doutrina Social da Igreja. “De fato, é próprio dos fiéis leigos o dever imediato de trabalhar para uma ordem social justa”, ressalta.

O Santo Padre destaca também que os cidadãos livres e responsáveis devem se empenhar para promover uma correta configuração da vida social, no respeito da legítima autonomia da realidade terrena. “A doutrina social da Igreja representa assim a referência essencial para o planejamento e ação dos fiéis leigos, bem como para uma espiritualidade vivida, que se nutra e se enquadre na comunhão eclesial: comunhão de amor e de verdade, comunhão na missão”.

Bento XVI salientou, sobre os pontos mais importantes da doutrina social, a defesa da vida humana e a liberdade religiosa. “É de fundamental importância uma compreensão profunda da doutrina social da Igreja, em harmonia com todo o seu patrimônio teológico e fortemente enraizada na afirmação da dignidade transcendente do homem, na defesa da vida humana desde a sua concepção até a morte natural e da liberdade religiosa”, elucidou.

Dessa forma, segundo o Papa, a doutrina ajuda “a vislumbrar a riqueza da sabedoria que vem da experiência de comunhão com o Espírito de Deus e de Cristo e da acolhida sincera do Evangelho”. O Santo Padre ressaltou ainda que somente com a caridade, sustentada pela esperança e iluminada pela fé e pela razão, é possível conseguir objetivos de libertação integral do homem e de justiça universal. 

Fonte: cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário