segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

2º QUERO PAZ


PROGRAMAÇÃO DO 2º QUERO PAZ




 
MINISTÉRIO DE LOUVOR


PROGRAMAÇÃO DO QUERO PAZ
15 DE DEZEMBRO DE 2012 – BAIRRO PADRE PALHANO – SOBRAL-CE

   17H00 - ABERTURA


17H15 -  FALA DOS CONVIDADOS


17H50 – PARTICIPAÇÃO DO MINISTÉRIO NOVA UNÇÃO (ASSEMBLÉIA DE DEUS – MINIS. FORTALEZA).

18H10  - APRESENTAÇÃO CULTURAL
GRUPO DE DANÇA STREET DANCE
18H35 - INTERVALO PARA SE PREPARAR A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
18H50 - CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
20H10 – APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO PEQUENOS SEGUIDORES DE CRISTO
20H30 – 22H00 - ENCERRAMENTO COM O SHOW PELA PAZ COM O MINISTÉRIO DE LOUVOR QUERUBINS.

PROJETO QUERO PAZ


1 – TÍTULO DO PROJETO: QUERO PAZ

2 – IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: Ministério de Louvor Querubins

3 – RESPONSÁVEL PELO PROJETO: José Roberto Gualberto Aguiar
4 – HISTÓRICO DO MINISTÉRIO DE LOUVOR QUERUBINS
A Banda Querubins é uma banda católica criada no dia 08 de julho de 2009, formada por membros do Grupo de Jovens Mensageiros da Esperança, da Capela São João Batista, no bairro Pe. Palhano que fazem parte da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da Diocese de Sobral-CE.  Temos como missão levar as pessoas a exemplo dos anjos, a amarem, adorarem e glorificarem a Deus através da música.
A banda teve início cantando nas celebrações dominicais de nossa comunidade, depois, começamos a sair para outras localidades para realizar momentos de louvor e adoração a Deus, motivando e evangelizando outros jovens.
A atual formação da banda conta com os seguintes jovens: Wellington Sousa (Vocalista) Roberto Aguiar (Vocalista) Clemilton Vasconcelos (Vocalista e Tecladista) João Paulo (Guitarra) William Lima (Baterista) Vanderson Viana (Violão) Hêlam Mendes (contra-baixo).
O grupo musical possui um CD intitulado “Me faz amar”, que foi lançado oficialmente no dia 03 de dezembro de 2010, no Centro de Convenções de Sobral, sendo amplamente aceito em toda a Diocese. O CD traz canções que falam da importância dos jovens viverem sua vida transmitindo valores de solidariedade, respeito, fraternidade e igualdade.
A banda se apresenta em diversas atividades pastorais e sociais como: Show da Paz ( promovido pela ONG Construtores da Paz em parceria com a Paróquia do Patrocínio) Gincana da Juventude – realizada pelo Setor Juventude da Paróquia da Sé, Dia Nacional da Juventude 2010  (realizado pela Coordenação Diocesana da PJMP, na cidade de Moraújo com a participação de cerca de 800 jovens) Momento de Louvor em Baracho – Jordão em 05 de Março de 2011. Realização do I Quero Paz no período do Carnaval na Capela São Joao Batista. Entrevistas nas Rádios da Cidade   (Rádio Ressurreição Am 1460, Rádio Caiçara Am 910, Rádio Educadora AM 510) Show da Paz no Bairro do Sumaré realização do Programa Frank Melo nos bairros com o apoio da ONG Construtores da Paz. Animação do Congresso dos 30 anos da PJMP em Ubajara-CE. Animação do Congresso Regional do ECC. Show de aniversário do Grupo de Jovens JUPAC – Cedro. Show Beneficente para a Capela São José – Bairro do Sumaré. Animação nos Festejos da Capela Santo Antônio dos Camilos -  Carmolândia – Meruoca. Animação do Encontro da Comissão do Setor Diocesano da Juventude. Festejos de Nossa Senhora de Fátima – SETOR VI em 2011. Além de participações nos Festejos dos Padroeiros da Cidade de Sobral.

5 – DESCRIÇÕES DO PROJETO
Consta neste Projeto ações práticas em favor da construção de uma Cultura de Paz na comunidade do Bairro Padre Palhano, comunidades vizinhas assim como também na cidade de Sobral. Observando que o número de violências, degradações e crueldades não param de crescer, se faz necessário, também, conhecer a causa destes fenômenos em suas nascentes; mais ainda, é preciso explicar e compreender como o ser humano pôde ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive.

Constatamos que, ao longo da história, um verdadeiro império de violências se organizou em seus diversos segmentos: drogas, terrorismo, aborto, prostituição infantil, o crime organizado, as guerras, etc. Entretanto, apesar das pessoas de bem, incluindo aí os pacifistas, terem empreendido intrépidos esforços na construção da Paz e do inestimável legado de contribuições a favor da pacificação, ainda não se tornou possível à implantação da organização da Paz no planeta.

Este projeto se propõe a organizar um Movimento Pela Paz e Não-Violência que alcance todo Bairro Padre Palhano e comunidades vizinhas, envolvendo, também, a ONG Construtores da Paz, conselhos das igrejas, Igreja Evangélica e inúmeras pessoas da comunidade civil, que, de maneira organizada, se arregimentarão na implantação de uma Cultura de Paz, empreendendo ações práticas que venham estabelecer a construção da Paz.

6 – JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o alto custo para realizar o show quero paz, estamos por meio deste projeto solicitando o apoio de todos aqueles que desejam colaborar com ações de cultura de paz em nossa cidade de Sobral.
O Ministério de Louvor Querubins, por meio do PROJETO QUERO PAZ quer fortalecer a promoção de uma cultural de paz que faça contraponto a situação de violência e morte que tem passado a fazer parte do cotidiano de nossa comunidade. Queremos por meio do Show Quero Paz, transmitir uma mensagem de amor e de valorização da vida junto à comunidade. Para tanto precisamos de apoio financeiro para subsidiar o Show Quero Paz.

7 – Objetivo Geral:

Promover na sociedade o desenvolvimento de uma Cultura de Paz. 

8 – Objetivos Específicos:
·         Construir ações práticas e concretas pela Paz.
·         Disseminar a prática de realização de Caminhadas Pela Paz nas comunidades do Bairro Padre Palhano, Dom José, e Sumaré. 
·         Expandir, de forma organizada, o Movimento Pela Paz e Não Violência em todas as comunidades. 
9 – Público-alvo
Comunidade em geral

10 – Atividades:
·         Noite de Adoração pela Paz.
·         Caminhada pela Paz nos bairros: Pe. Palhano, Dom José e Sumaré.
·         Divulgação do Show Quero Paz.
·         Realização do Show Quero Paz.
·         Divulgação do evento nas comunidades vizinhas, jornais, rádio, panfletagem etc.
·         Celebrações de Missas pela Paz todo dia 13 de cada mês ao meio dia.
              Reunião com entidades e movimentos para realizar parcerias.

12 – METODOLOGIA
Para a realização do show Quero Paz contaremos como apoio da ONG Construtores da Paz, Grupo de Jovens Mensageiros da Esperança, Igreja Assembleia de Deus Ministério Fortaleza, Capela São João Batista na divulgação e aquisição da infraestrutura necessária para local onde será realizado. Será utilizado o blog oficial da banda do Ministério de Louvor Querubins, que conta atualmente com cerca de 1.000.00 visualizações por mês, por meio do endereço eletrônico www.mlquerubins.blogspot.com, divulgaremos as parcerias que forem estabelecidas para a realização do show Quero Paz, bem como as datas dos eventos que contarão com a participação do Ministério de Louvor Querubins.
O SHOW QUERO PAZ contará com uma articulação prévia feita junto a instituições, grupos e movimentos de nossa comunidade que participarão do evento por meio de apresentações culturais com a temática da promoção da cultura de paz, durante o evento serão divulgadas mensagens que busquem a ressignificação da vida e a valorização da paz.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

OBRIGADO AO MUNDO PELOS ACESSOS AO NOSSO BLOG!

Brasil
982
Estados Unidos
136
Rússia
75
Alemanha
56
Portugal
13
Israel
9
Letônia
8
França
3
Hong Kong
3
Eslovênia
3

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus


Santa Teresinha do Menino Jesus"Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!



Fonte: cancaonova.com

Segunda-feira da 26ª semana do Tempo Comum


Evangelho (Lc 9,46-50): Surgiu entre os discípulos uma discussão sobre qual deles seria o maior. Sabendo o que estavam pensando, Jesus pegou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: «Quem receber em meu nome esta criança, estará recebendo a mim mesmo. E quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior».

Tomando a palavra, João disse: «Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós lhe proibimos, porque não anda conosco». Jesus respondeu: «Não o proibais, pois quem não é contra vós, está a vosso favor».

domingo, 30 de setembro de 2012

Domingo XXVI (B) do Tempo Comum)



Evangelho (Mc 9,38-43.45.47-48): João disse a Jesus: Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não andava conosco. Jesus, porém, disse: Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

E quem provocar a queda um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia Litúrgico: Quarta-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 9,1-6): Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles». Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda parte.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dia Litúrgico: Terça-feira da 23ª semana do Tempo Comum


Evangelho (Lc 6,12-19):
 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. 

Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia Litúrgico: Terça-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 4,31-37): Naquele tempo, Jesus desceu para Cafarnaum, cidade da Galiléia, e lá os ensinava, aos sábados. Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade. Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: «Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!». Jesus o repreendeu: «Cala-te, sai dele!». O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram espantados e comentavam: «Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem». E sua fama se espalhava por todos os lugares da redondeza.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Santo do Dia - São Gregório Magno

Fonte:  cancaonova

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 22ª semana do Tempo Comum


Evangelho (Lc 4,16-30):
 Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor».

Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir». Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?». Ele, porém, dizia: «Sem dúvida, me citareis o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze também aqui, na tua terra!». E acrescentou: «Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio».

Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SEXTA MUSICAL NO BLOG DA BANDA QUERUBINS

ADORAÇÃO E VIDA - SANTO E O GRANDE REI 



TONY ALLYSSON - ÁGUAS PROFUNDAS

Viver Pra Mim É Cristo - Padre Fábio de Melo 

Em verdade vos digo: não vos conheço

Hoje, sexta-feira da XXI Semana do Tempo Comum, o Senhor nos lembra, no Evangelho, que devemos sempre vigiar e nos preparar para o encontro com Ele. À meia-noite, a qualquer momento, podem bater à porta e convidar-nos a sair para receber o Senhor. A morte não marca hora. Assim, “vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.” (Mt 25,13). 

Vigiar não significa viver amedrontado e angustiado. Quer dizer viver responsavelmente nossa vida de filhos de Deus, nossa vida de fé, esperança e caridade. O Senhor espera continuamente nossa resposta de fé e amor, constantes e pacientes, em meio das ocupações e preocupações que vão tecendo o nosso viver. 

E esta resposta só nós podemos dá-la, você e eu. Ninguém pode fazer isso por nós. Isso é o significa a negativa das virgens prudentes em ceder um pouco de seu azeite para as lâmpadas apagadas das virgens ignorantes: “É melhor irdes comprar dos vendedores” (Mt 25,9). Assim, nossa resposta a Deus é pessoal e intransferível. 

Não aguardemos um “amanhã” —que talvez não venha— para acender a lâmpada de nosso amor para o Esposo. Carpe diem! Há que viver cada segundo de nossa vida com toda a paixão que um cristão pode sentir pelo seu Senhor. O ditado é conhecido, mas não nos custa lembrá-lo: “Vive cada dia de tua vida como se fosse o primeiro dia de tua existência, como se fosse o único dia do qual dispomos, como se fosse o último de nossa vida”. Um chamado realista à necessária e sensata conversão que devemos alcançar. 

Que Deus nos dê a graça em sua grande misericórdia de que não ouçamos, na hora final: “Em verdade vos digo: não vos conheço!" (Mt 25,12), quer dizer, “nunca tivestes nenhuma relação nem convivência comigo”. Tratemos com o Senhor nesta vida de modo que sejamos conhecidos e seus amigos no tempo e na eternidade.


Comentário: Rev. D. Joan Ant. MATEO i García (La Fuliola, Lleida, Espanha)

Dia Litúrgico: Sexta-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 25,1-13): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e as outras cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’. Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’. Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora».

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Só pra quem reclama da vida. Um Exemplo de Cristã. Para Refletir...


Lançamento da Logo oficial do QUERO PAZ!

Ontem, o nosso Webdesign Wesley Caetano, finalizou a criação da logo oficial do Quero Paz 2012.
A imagem traz a imagem do pombo simbolizando a paz, e o Arco Nossa Senhora de Fátima representando a nossa querida cidade de Sobral. Queremos paz, esse é o nosso grito. A paz não se encontra fora da gente, e sim dentro de nós mesmos.
O evento acontecerá no dia 15 de Dezembro, na Quadra de Esportes do Bairro Pe. Palhano. Esse evento conta com a realização da Banda Querubins, e com o apoio de toda a comunidade. Novidades virão, por isso, visitem sempre nosso blog para acompanhar toda a movimentação desse evento.
Abração!
Roberto Aguiar
Vocalista da Banda Querubins

Estejam preparados

Hoje, o texto evangélico nos fala sobre a incerteza do momento em que virá o Senhor: «Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor» (Mt 24,42). Se quisermos que nos encontre velando no momento de sua chegada, não podemos nos distrair nem dormir: temos de estar sempre preparados. Jesus dá muitos exemplos desta atenção: o que vigia se vem um ladrão, o servo que deseja comprazer a seu amo... Talvez nos falasse hoje de um goleiro de futebol que não sabe quando nem de que maneira virá a bola...

Porém, talvez, devêssemos antes esclarecer de qual vinda nos fala. Trata-se da hora da morte?; Trata-se do fim do mundo? Certamente, são vindas do Senhor que Ele deixou na incerteza exatamente para provocar em nós uma atenção constante. Porém, fazendo um cálculo de probabilidades, talvez ninguém de nossa geração venha a ser testemunha de um cataclismo universal que ponha fim à existência da vida humana neste planeta. E, pelo que se refere à morte, isto só vai acontecer uma vez. Mas, enquanto esta não chega, não haverá nenhuma outra vinda mais próxima ante a qual convenha estar sempre preparados?

«Como passam os anos! Os meses se reduzem a semanas, as semanas a dias, os dias a horas, e as horas a segundos...» (São Francisco de Sales). Cada dia, cada hora, em cada instante, o Senhor está próximo da nossa vida. Através de inspirações internas, através das pessoas que nos rodeiam, dos fatos que se vão sucedendo, o Senhor chama à nossa porta e, como diz o Apocalipse: «Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo» (Ap 3,20). Hoje, se comungamos isto voltará a acontecer. Hoje, se escutamos pacientemente os problemas que outro nos confia ou, damos generosamente nosso dinheiro para ajudar numa necessidade, isto voltará a acontecer. Hoje, se em nossa oração pessoal recebemos —repentinamente — uma inspiração inesperada, isto tornará a acontecer.
Comentário: Albert TAULÉ i Viñas (Barcelona, Espanha)

Dia Litúrgico: Quinta-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 24,42-51): Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes».

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

João vivia dizendo a Herodes: ?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?

Hoje lembramos o martírio de São João Batista, o Precursor do Messias. A vida toda do Batista gira em torno à Pessoa de Jesus, de forma tal que sem Ele, a existência e a tarefa do Precursor do Messias não teria sentido.

E, desde as entranhas da sua mãe, sente a proximidade do Salvador. O abraço de Maria e de Isabel, duas futuras mães, abriu o dialogo dos dois meninos: o Salvador santificava a João e, este pulava de entusiasmo dentro do ventre da sua mãe.

Na sua missão de Precursor manteve esse entusiasmo ?que etimológicamente significa estar cheio de Deus?, preparou-lhe os caminhos, nivelou-lhe as rotas, rebaixou-lhe as cimas, o anunciou já presente e, o assinalou com o dedo como o Messias: «Eis aqui o Cordeiro de Deus» (Jo 1,36).

No ocaso de sua existência, João, ao predicar a liberdade messiânica a aqueles que estavam cativos dos seus vícios, é encarcerado: «João dizia a Herodes: ?Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?» (Mc 6,18). A morte do Batista é a testemunha martirizante centrada na pessoa de Jesus. Foi seu Precursor na vida e, também lhe precede agora na morte cruenta.

São Beda nos diz que «está encerrado, na escuridão de um cárcere, aquele que tinha vindo dar testemunho da Luz e, havia merecido da boca do mesmo Cristo (...) ser denominado lâmpada ardente e luminosa. Foi batizado com seu próprio sangue, aquele a quem antes lhe foi concedido batizar ao Redentor do mundo».

Queira Deus que a festa do Martírio de São João Batista entusiasme-nos, no sentido etimológico do término e, assim cheios de Deus, também demos testemunho de nossa fé em Jesus com coragem. Que nossa vida cristã também gire em torno à Pessoa de Jesus, o que lhe dará seu pleno sentido.
Comentário: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)

Dia Litúrgico: 29 de Agosto, Martírio de São João Batista

Evangelho (Mc 6,17-29): Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: «Não te é permitido ter a mulher do teu irmão». Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado.

Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galiléia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: «Pede-me o que quiseres, e eu te darei». E fez até um juramento: «Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino». Ela saiu e perguntou à mãe: «Que devo pedir?». A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista». Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: «Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista». O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mt 13,47-53 - EVANGELHO DO DIA

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, 47O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. 49Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos 50e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles. 52Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas. 53Após ter exposto as parábolas, Jesus partiu. – Palavra da salvação.